sexta-feira, 15 de maio de 2009

E eu que pensava já ter visto tudo...

mas não!!!! Ontem como não estava melhor decidi ir ao hospital. Cheguei, fiz a inscrição e fui logo chamada à triagem. Como não tinha febre (graças a um aspegic que tinha tomado), deram-me uma pulseira verde, o que me valeu umas horas de espera. Todos sabemos que nestes sitios se vê mta coisa, mas o que vi ontem ultrapassou tudo: estava uma senhora que chegou mais ou menos quando eu, mas que depois da triagem veio com pulseira amarela. Ela fartava-se de queixar com dores, entretanto chegaram os filhos e ali ficaram todos à espera. Passaram duas horas e eu comecei a aperceber-me que estavam a chamar pessoas também com pulseira amarela que tinham chegado depois dela e que o nome dela tinha desaparecido do ecrã!!! Alertei a filha e ela foi ao guichet perguntar... a funcionária tomou nota do nome e disse que já lhe dizia alguma coisa. Passados uns 5 minutos, vem o segurança armado em médico perguntar pelos familiares da senhora em causa: eles levantaram-se todo (inclusive a sr.ª) e ele começou a explicar que ainda ia demorar cerca de 1h30, que ela já tinha sido vista pelo médico e era melhor eles irem para casa e voltarem mais tarde... Eles concordaram (não perceberam o que se estava a passar pq ele não foi mto claro, estava a despachá-los) e a filha ainda disse: "- Espero que não demore muito, pois já cá estamos há muito tempo", ao que o segurança respondeu com o ar mais arrogante do mundo: " Demora o tempo que for preciso... os médicos que a estão a ver têm que fazer exames e é que sabem o tempo que demora". Eu não queria acreditar no que estava a ouvir, e decidi interromper e perguntar se os médicos estavam a observá-la, ao que ele me responde que sim!!! Eu limitei-me a perguntar como é que era possível ela estar a ser observada se era com a doente em causa que ele tinha acabado de falar... e que a mesma senhora apenas tinha sido vista por um enfermeiro na triagem e depois "esquecida" ali!!!! Apenas se lembraram dela quando a filha foi perguntar, mas tb não se esforçaram por perceber o que se passava, decidiram mentir e dizer que estava a ser observada pelos médicos, quando na verdade ela estava cá fora, ainda à espera... Toda a sala de espera ficou a olhar e comentar, mas ele não foi humilde ao ponto de admitir que tinha errado, disse logo que existiam duas pessoas com o mesmo nome. Claro está que toda a gente se riu, mas ele achou que lhe ficava bem!!!
Mas a história não acaba aqui:
Entretanto ele levou a senhora para dentro, mas não estiveram lá nem dois minutos dentro. Os filhos tinham ido jantar, e eu decidi perguntar à senhora se já tinha sido vista pelo médico: e imaginem qual foi a resposta: NÃO!!!! Pergunto eu: "Então que que foram lá fazer dentro?" Resposta da senhora: "Nada, fomos lá e voltámos. Ele diz que já me chamam"
Fiquei estupefacta.... depois de tudo continuavam a atirar areia para os olhos!!!! Mas eu decidi que já tinha feito a minha parte e que agora tinham que ser eles a reclamar, mas estas coisas tiram-me do sério. Como é possível que as pessoas sejam tratadas desta forma, só porque são pessoas humildes e não têm o mesmo grau académico que eles????
Enfim... passado um bocado fui reclamar pq eu já estava lá há 3 horas e o tempo de espera da pulseira verde são 2h, entretanto fui chamada e o que salvou a noite foi o médico que era *****.
Quanto à senhora, depois foi vista por uma médica, mas qd eu saí ainda ficou lá.
E assim anda o nosso sistema de saúde...

4 comentários:

  1. È horrivel, só por isso não tenho saudades daí... Aqui não existem filas de espera nem tão pouco numa urgência, alias nem para uma operação. Se eles acharem que tem de se ser operada a mesma é marcada pó dia de amanhã quanto muito pa semana.
    Tive consulta com o Antonio no hospital e cheguei 10m mais cedo e por incrivel a enf. e o medico já estavam à minha espera...

    ResponderEliminar
  2. E eu que pensava que isso acontecia apenas no Brasil rs

    beijo

    Denise

    ResponderEliminar
  3. É preciso por vezes ter uma grande dose de paciência.
    As melhoras
    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Não é o sistema de saúde daí que está assim. O mundo está assim. Hoje varloriza-se o Deus Dinheiro. O valor do homem acabou. Antes o mundo servia o homem. Hoje, o homem serve o mundo. Voltou a escravatura. Espero que essa nova geração pregue o "amai-vos uns aos outros" e os valores voltem a ser como originalmente foram determinados. O homem deveria ser o senhor do mundo. Vamos lutar pelos direitos da humanidade. Beijos.Manoel Eduardo - Brasil.

    ResponderEliminar