segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Teletrabalho

A propósito deste post lembrei-me de falar aqui no teletrabalho.
O teletrabalho é nada mais nada menos do que trabalhar a partir de casa. Este pode ser um trabalho a tempo inteiro ou parcial, mas sempre feito a partir de casa e geralmente com recurso às novas tecnologias.
Cada vez existem mais empresas adeptas do teletrabalho, uma vez que reduz imenso os custos.
Tal como todos os trabalhos, isto tem vantagens e desvantagens. Vou enumerar algumas:

Vantagens:
- Redução de deslocações
- Diminuição de custos
- Trabalho ao ritmo individual
- Harmonia entre a vida familiar e profissional
- Melhoria da qualidade de vida

Desvantagens:
- Isolamento social e profissional
- Redução das oportunidades profissionais
- Falta de legislação
- O vício do trabalho

Neste momento posso considerar-me uma teletrabalhadora. Tirando os dias em que dou formação ou visito clientes, a maior parte do tempo trabalho em casa.
Na minha opinião isto é bom porque permite-me ter uma flexibilidade de horários, trabalhar ao meu ritmo, etc. Eu sou da opinião que cada pessoa tem o seu ritmo e as suas horas de maior rendimento, e não nos adianta nada estar à frente de uma secretária só a ver o tempo passar sem sermos produtivos.
Claro que também temos que ter regras, e eu adoptei algumas:

- Levantar e vestir como se fosse sair de casa. Nada de andar de pijama ou chinelos o dia todo. Eu até me maquilho (porque gosto e porque muitas vezes vou ao correio ou banco...);
- Criar metas e objectivos para cada dia;
- Ter um espaço de trabalho definido: Antes eu tinha uma divisão que era o escritório, mas como a minha mãe passou a trabalhar por turnos e consequentemente o Gustavo começou a dormir cá muitas vezes, transformei o escritório no quarto dele. Agora tenho um cantinho na sala, mas geralmente só eu é que estou cá.
- Definir horários - Aqui não sou muito rigida. Quem me conhece sabe bem que eu detesto levantar cedo. Desde que o Gustavo está cá, tenho que me levantar relativamente cedo para o arranjar para a pré. Depois dele sair, tomo o pequeno almoço nas calmas e só depois começo. Mas geralmente também trabalho à noite, e é quando gosto mais.

Às vezes sinto a falta de discutir as coisas com alguém, mas no geral acho que o balanço é positivo.

3 comentários:

  1. Não fazia ideia que eras teletrabalhadora :-D Foi o que eu sempre procurei desde que fui mãe mas não está ainda muito divulgado no nosso país...
    Obrigada pela oportunidade!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Somos um Centro de Negócios sediados em Lisboa, Portugal, e estamos a desenvolver uma aplicação de Escritórios virtuais para o Iphone. Conhecida como myOffice, é a primeira aplicação internacional a ser desenvolvida em exclusivo para o Iphone e orientada, especificamente, para a actividade de Escritórios Virtuais. Se prentender saber mais sobre nós visite o website http://www.espacoavila.com

    Com os melhores cumprimentos
    Maria Gonçalves

    ResponderEliminar
  3. boa tarde,

    Eu por acaso estou interessada em arranjar um trabalho em casa, mas eu sou um pouco desconfiada das ofertas que vejo na internet. E dei conta do seu blog gostaria da sua opiniao num site que me pudesse inscrever para começar a trabalhar em casa.

    ResponderEliminar