quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Praxe

Imagem retirada da internet

Estamos em época de inicio de aulas, e como tal época de praxe para muitos.
A praxe é um conjunto de tradições geradas entre estudantes universitários e que tem vindo a ser transmitida de geração em geração.
Se para uns a praxe é vista como um ritual de integração do caloiro nos costumes da escola, para outros não passa de uma forma de humilhação dos mesmos.
Eu acho engraçado o espirito de praxe, mas também tenho a noção que, em muitos casos, foi esquecido o verdadeiro sentido que esta devia ter, tornando-se num acto de humilhação do caloiro.
E vocês, o que acham? Foram praxados?

Muito obrigada ao António por ter falado disto no facebook e consequentemente me servir de inspiração :)

2 comentários:

  1. Eu fui praxado aí por Coimbra e com muito gosto.
    Vi a praxe noutros sítios como uma demonstração de brutalidade e força, Coimbra é diferente.

    ResponderEliminar
  2. Eu fui praxada e adorei!
    E se as praxes eram duras...
    De facto houve momentos que já estava cansada daquilo mas adorei...
    O ponto alto foi rebolar dentro de uma vala em lama, era a tradição...
    Fui praxada na Escola Superior Agrária de Beja, há já saudosos 14/15 anos.
    E digo, não entendo aqueles que são anti-praxe, pois além de terem a vida dificultada, não sabem o que perdem... é com as praxes que começamos a ter contacto com a vida universátaria e muitos amigos se fazem...
    Não digo que possa não possa haver excessos, mas por onde passei a praxe era muito divertida e servia para integrar o caloiro (na escola e na cidade).

    Belos momentos, acredita.

    Beijinhos

    ResponderEliminar