sábado, 6 de novembro de 2010

Housewife

Como a minha vida também inclui uma faceta de dona de casa, achei por bem criar esta rubrica para partilhar ideias e dicas relacionadas com a gestão doméstica.
Para inaugurar, e como estamos em tempo de crise, ficam algumas dicas para poupança no orçamento doméstico;
- Elaborar sempre um orçamento mensal - Devem ser incluidas as despesas e receitas. Assim temos um maior controle e sabemos o que temos disponivel para cada tipo de despesa;
- Na hora de ir às compras levar sempre uma lista - Isto faz com que vamos directamente buscar o que nos faz falta sem "cair em tentação" com outras coisas;
- Analisar os folhetos publicitários e ver onde estão mais baratos os artigos que nos fazem falta - eu faço compras uma vez por semana e por norma vou ao Pingo Doce, mas se vejo alguma promoção que valha a pena noutro local, não hesito;
- Optar pelas marcas brancas - Eu sou fã dos produtos da marca Pingo Doce. A relação qualidade-preço é óptima e poupa-se bastante dinheiro.
- Aproveitar os restos de comida - É impensavel deitar comida fora. Não temos que andar sempre a comer restos, podemos fazer empadão com restos de carne, se tivermos lombo assado podemos fazer francesinhas, etc... Basta ter um bocadinho de imaginação e conseguem-se fazer coisas muito boas sem desperdiçar comida;
- Ter sempre sopa feita - Uma sopa com qualquer coisa faz uma refeição. Há quem faça várias bases e congele, eu própria já fiz isso, mas agora tenho um método diferente; Faço uma sopa ao fim de semana e outra à quarta feira (em quantidades mais pequenas). Quando faço a do fim de semana já corto e lavo os legumes todos e congelo-os. Na próxima vez que fizer sopa já tenho tudo no congelador devidamente cortado e identificado. Torna o processo bastante mais rápido;
-Fazer um bolo ao fim de semana - Existe a ideia errada de que um bolo fica muito caro e na verdade não fica. É preciso tempo, por isso eu costumo fazer ao fim de semana. Se vejo que é muito grande, faço com metade dos ingredientes. Isto é bom para variar nos lanches e sobremesas.

E pronto, isto são pequenas coisas que tenho vindo a pôr em prática e que me ajudam na gestão do orçamento doméstico.
E vocês, que dicas têm?

1 comentário:

  1. As nossas compras também são feitas basicamente no PD e adoramos a sua marca.
    Os produtos têm bastante qualidade.
    Já os produtos do Modelo/Continente achamos que não têm a mesma qualidade.
    Como tal a nossa preferência vai para o PD e a sua marca em quase tudo (excepção iogurtes da M, det. roupa e pouco mais)

    Beijinhos

    ResponderEliminar