segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Teletrabalho

Já falei aqui algumas vezes deste tema, mas depois de ter visto uma entrevista sobre o assunto, decidi voltar a escrever.
Quando se é tele-trabalhador e não se tem que "prestar contas" a ninguém, é necessário ter uma grande capacidade de organização e um grande sentido de responsabilidade, ou então as coisas não correm bem.
Eu confesso que no inicio não era tão rigida comigo mesma, mas com o tempo fui melhorando alguns aspectos.
Existem regras básicas que não devemos descurar:
- Tem que haver sempre um posto de trabalho (pode ser a mesa da sala, não podemos é trabalhar na cama, no sofá, etc...). No meu caso existe uma área de trabalho e todos os dias trabalho aqui.
- Temos que ter horários. Não quer dizer que seja um horário 9h-18h, mas também não podemos passar a manhã na cama só porque nos deitámos tarde no dia anterior. Por aqui o objectivo é ás 9h30 estar a trabalhar.
- É muito importante vestirmo-nos como se fossemos sair de casa. Dá logo outra motivação.
- Devemos definir objectivos e planear muito bem os nossos dias.
- Não devemos misturar as tarefas domésticas com o trabalho. Eu faço as camas antes de começar a trabalhar, faço o almoço e arrumo a cozinha, mas tudo nas horas pré-definidas. Não paro o trabalho para ir fazer tarefas domésticas.

Fica aqui um link para a entrevista que vi:
http://www.tvi24.iol.pt/galeria_nova.html?mul_id=13385821

E por aí, há teletrabalhadores???

1 comentário:

  1. Acho que não tenha capacidade para isso. Sou muito distraída, ia-me por a ver televisão ou perdia-me na cozinha ;)
    BJs

    ResponderEliminar