segunda-feira, 13 de junho de 2011

Da Educação

O Gustavo e aquilo a que podemos chamar um miúdo educado. Não digo isto por ser meu irmão e por eu ter grande influencia na sua educação, uma vez que passa a maior parte do tempo comigo, mas e mesmo.
Ainda na semana passada li um artigo na Sábado sobre as crianças e os requisitos que deviam cumprir em cada idade para serem devidamente educadas, e ele cumpre-os todos.
Claro que também faz birras e tem momentos menos bons, mas no geral e uma criança bem educada.
Como nada e perfeito, ele tem um calcanhar de Aquiles, que e o quarto. Passa horas a brincar la, mas no final aquilo fica uma confusão. Muitas vezes são horas de jantar, depois de ir para a cama e há sempre birra para arrumar o quarto. Por muito que eu tente explicar que ele tem que ir brincando e arrumando as coisas, acabo sempre por me chatear a mim e a ele.
Ontem decidi mudar a estratégia. Disse-lhe que se quando ele se fosse deitar estivesse alguma coisa fora do sitio, eu iria tira-la de la... e, pouco a pouco ele ficaria sem brinquedos no quarto.
Quando me fui deitar o quarto nem estavas nos seus piores dias, mas estavam umas coisas fora do sitio, entre as quais a bateria. Peguei nela e escondia.
Hoje ele veio perguntar-me e eu disse-lhe que estava a cumprir o que tinha dito, e, como tinha sido o primeiro dia, iria guardar a bateria por uns dias. Se ele começasse a ser mais organizado devolvia-lha, caso contrario iria da-la a outros meninos.
Ate ver tem resultado, tem estado a brincar, mas assim que muda de brincadeira guarda os brinquedos.
Espero que seja desta.

P.S. Peço desculpa pela falta de acentos em algumas palavras, mas o meu PC não me deixa meter, só consigo nas palavras que o blog assinala.

1 comentário:

  1. Olá Anabela,
    Parece-me uma bela estratégia!
    Vou adoptar!
    Por aqui tem dias: há dias em que depois de brincar e qdo lhe digo para arrumar, ele pede a minha ajuda, e juntos é num instante. Noutros dias, nada feito.
    Boa ideia, a tua!
    E para a idade deles parece-me devidamente adequada! :)
    Bjss e boa semana

    ResponderEliminar