segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Os meus Livros #11 e 12

Este mês de agosto tem sido rico em descanso e leituras.
Deixo-vos a opinião dos dois últimos que li:

Lituma nos Andes
Este não é um livro de fácil leitura.
Descreve exaustivamente a violência nas comunidades peruanas, ao mesmo tempo que também nos dá a conhecer as crenças e superstições destes povos.

Título: Lituma nos Andes
Autor: Mario Vargas Llosa
Sinopse:  Sob a ameaça constante dos guerrilheiros maoístas do Sendero Luminoso, o cabo Lituma e o seu adjunto Tomás vivem num acampamento mineiro das montanhas do Peru, onde inexplicáveis e obscuros desaparecimentos lhes prendem o interesse.
Paralelamente, a vida pessoal de ambos - sobretudo o reaparecimento de um antigo amor de Tomás -, intrometer-se-á profundamente na investigação.
O drama real das comunidades peruanas, nos anos 80, reféns da organização paramilitar de esquerda, e as dúvidas pessoais dos personagens cruzam-se durante todo o romance, tornando Lituma nos Andes uma obra ímpar no percurso literário de Mario Vargas Llosa, mas também uma das suas mais ferozes críticas à violência estrutural que afectou o Peru durante tantas décadas.
Uma obra obrigatória em qualquer biblioteca.

Até que o Rio nos separe
Foi o primeiro livro de Charles Martin que li. Conta-nos a história dramática de um casal que luta contra o tempo com o objetivo de realizar 10 desejos antes de a esposa falecer, vitima de cancro. A par disto, o autor vai-nos relatando a forma como surgiu esta história de Amor.

Título: Até que o Rio nos separe
Autor: Charles Martin
Sinopse:  Doss Michaels nasceu e cresceu num parque de caravanas junto ao rio St. Mary e tenta sobreviver como pintor. Abigail Coleman é a única e lindíssima filha do mais poderoso senador da Carolina do Sul. Um único encontro foi suficiente para perceberem que ficariam juntos para sempre.
Após dez anos de casamento, Abbie debate-se com uma doença terminal. Sempre a seu lado, Doss trava com ela uma terrível batalha pela vida.
Quando Abbie elabora uma lista de dez coisas que gostava de fazer antes de morrer, Doss tudo faz para a ajudar a concretizar os seus desejos.
E, antes que seja tarde de mais, partem juntos para a viagem das suas vidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário