segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Das pessoas com deficiência

Hoje celebra-se o dia internacional da pessoa com deficiência.
Não sei se já referi aqui, mas eu trabalhei com pessoas com deficiência. Confesso que foi uma experiência muito enriquecedora e que deu para aprender muita coisa.
Uma das principais, é que eles não gostam de ser tratados como coitadinhos. Por norma, as familias acham que eles são uns coitadinhos e não devem ser tratados como "pessoas normais", mas isso não é bom para a sua auto-estima.
Claro que têm limitações, mas o tratá-los de forma diferenciada, só acentua mais essas diferenças.
É por isso que, ao contrário de algumas pessoas, eu não fiquei escandalizada com um post da Pólo Norte sobre os postais pintados com a boca e pés. Sei por experiência que, brincar com as situações pode ser uma forma de amenizar o sentimento de inferioridade que o tratamento de "coitadinhos" lhes impõe.

1 comentário:

  1. Eu ainda estou a pensar na minha opinião sobre esse post...é que por mais que ache os postais feios, nunca deixaria de os comprar e não os criticaria daquele modo =/

    Beijinho*

    ResponderEliminar