quinta-feira, 11 de abril de 2013

Bom ou mau gosto?

Ontem ouvi uma entrevista e às tantas falou-se em pessoas com bom e mau gosto musical. E eu fui logo assaltada por uma duvida: o que é ter bom gosto musical?
O que é bom para mim pode não ser bom para os outros. Nesta coisa dos gostos, eu sou um bocadinho versátil: gosto de musica clássica (costumo ouvir enquanto trabalho ou leio), brasileira (adoro Caetano, Tom Jobim, Chico Buarque, etc), gosto de pop rock... enfim, dependendo do estado de espírito e da ocasião, sou capaz de ouvir quase tudo.
O mesmo se aplica à literatura, por exemplo. Não sou fã de Margarida Rebelo Pinto nem de Paulo Coelho, mas acho preferível alguém ler um destes autores do que não ler nada.
No cinema é igual: gosto muito de cinema não comercial (Kusturica, Almodóvar, etc), mas também gosto da bela comédia romântica.
Uma coisa é o gosto musical, outra é a cultura musical. Uma coisa é gostar de vários tipos de musica, Tony Carreira incluído, outra é só conhecer o género de musicas do sr. Carreira. Aí podemos falar em cultura musical, ou falta dela.
Por isto tudo, acho que a questão do bom/mau gosto é um bocadinho relativa. O que é bom para mim pode não ser bom para os outros.
Já diz o ditado: Gostos não se discutem!

Sem comentários:

Enviar um comentário